terça-feira, 8 de março de 2011

A evolução dos seres vivos

Como podemos supor que a vida surgiu na Terra a aproximadamente 3,5 bilhões de anos? Por que se acredita que os primeiros seres vivos eram unicelulares e só muito tempo depois surgiram os pluricelulares?
A resposta está nas pistas deixadas por muitos seres vivos do passado que já desapareceram mas deixaram sua existência registrada na Terra por meio dos fósseis. Mas o que são fósseis?
Um fóssil pode ser representado por partes ou restos do corpo ou ainda por simples vestígios de seres que viveram em épocas remotas.Ex:ossos,dentes,conchas,carapaças,pegadas,trilhas,moldes e outras evidências diretas ou indiretas de seres vivos do passado .
Adaptação: uma determinada espécie de ser vivo está adaptada ao ambiente em que vive quando possui características que contribuem para a sua sobrevivência e reprodução.
Ex: rato canguru adaptado a viver no deserto
      adaptações:
      -durante o dia permanece escondido em tocas profundas e relativamente frias e úmidas,saindo penas à                                                                       noite em busca de alimento;
      -suas fezes são secas e seus rins produzem uma urina muito concentrada,com pouca água;
      -não possui glândulas sudoríparas e, portanto,não produz suor.

Ex:raposa ártica que vive próxima ao círculo polar ártico
     adaptações:
     -corpo recoberto por numerosos pêlos longos e uma grossa camada de gordura sob a pele;

Seleção natural: é o mecanismo pelo qual o ambiente atua nos seres vivos como um fator selecionador: indivíduos com características "favoráveis" têm maiores chances de sobreviver e se reproduzir,enquanto os seres com características "desfavoráveis" tendem a ser eliminados.O conceito de seleção natural foi idealizado pelo cientista inglês Charles Darwin.
Ex:mariposas claras e escuras em Manchester na Inglaterra.

Teoria da evolução: o processo de transformação pelo qual passam os seres vivos através dos tempos,incluindo a origem de novas espécies,chama-se evolução.

Mutações e variabilidade genética
As características de um ser vivo são determinadas pelo material genético existente no interior de suas células.Esse material é formado pelo conjunto de seus genes ( são formados basicamente de DNA-ácido desoxirribonucléico)
Mutações: são as alterações que podem ocorrer no material genético tanto de forma espontânea como por meio da ação,por exemplo, de certas substâncias.Estas podem ser favoráveis ou não para a adaptação dos organismos ao ambiente em que vivem.

Reprodução sexuada e variabilidade genética
Os tipos de genes contidos nos gametas de um mesmo indivíduo variam de um gameta para outro. E quando um gameta masculino se une com um gameta feminino,na fecundação,ocorre "mistura" de material genético entre os dois gametas,gerando diferentes combinações genéticas.Assim,cada indivíduo gerado por reprodução sexuada tem uma combinação genética "própria".
A reprodução sexuada gera indivíduos geneticamente diferentes,contribuindo para o aumento da variabilidade genética dentro de uma espécie.

Genética e evolução
 O conceito de seleção natural,idealizado por Darwin,é considerado uma das idéias mais brilhantes já elaboradas no meio científico. Na época em que Darwin desenvolvia seus estudos,nada se sabia sobre os genes.
Com o desenvolvimento da genética,as idéias de Darwin foram ampliadas.É a variabilidade genética que fornece condições para que o ambiente possa "modelar",isto é, adaptar a espécie,por meio da seleção natural.

10 comentários:

  1. muito obrigadame ajudou muitoooo
    obrigada mesmo...:D :):}

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado seu blog ajudou muito ....

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada , agora ja sei tudo sobre a prova ja ja trago a nota , beijos .

    ResponderExcluir
  4. Valeu! Teu blog é muito bom me ajudou com um trabalho escolar valeu de novo!!!

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou muito pois esse assunto vai cair na prova e nao tenho ele.

    ResponderExcluir
  6. me ajudou no meu trabalhoo de ciencias

    ResponderExcluir